SITEL

SITEL, Superintendência de Tratamento de Efluentes Líquidos

 A Superintendência de Tratamento de Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos da CORSAN (SITEL) tem por objetivo gerenciar e executar a prestação de serviços de tratamento de resíduos (líquidos e sólidos) industriais, utilizando a infraestrutura implantada nos sistemas localizados no Pólo Petroquímico do Sul e no Complexo Industrial da General Motors do Brasil.

Para garantir qualidade na presta√ß√£o de servi√ßos, sua gest√£o possui certifica√ß√£o ISO 14001 (gest√£o ambiental) e reconhecimentos nos Programas de Qualidade do PGQP (Programa Ga√ļcho de Qualidade e Produtividade) e do PNQS (Programa Nacional de Qualidade em Saneamento).

Suas unidades operacionais possuem equipamentos automatizados e controlados por sistemas supervisórios, buscando confiabilidade operacional.

Tratamento de Efluentes Líquidos

O sistema de tratamento, situado no Pólo Petroquímico, é composto por unidades operacionais complexas, incluindo processos físico-químicos e biológicos (lodos ativados com aeração prolongada) bem como polimento final (tratamento terciário através de oito lagoas em série).

Controle Laboratorial

Moderna instrumenta√ß√£o acompanha todo o tratamento realizado pela SITEL. Informa√ß√Ķes cont√≠nuas sobre todos os par√Ęmetros importantes do processo s√£o enviadas √† sala de comando.

O sistema tamb√©m √© monitorado por laborat√≥rios que realizam um controle de qualidade de efluentes nas ind√ļstrias, nas diversas etapas do tratamento e dos cursos d‚Äô√°gua da regi√£o. Para garantir a efici√™ncia na redu√ß√£o de cargas poluidoras e o controle do impacto do efluente final, estes laborat√≥rios est√£o capacitados a realizar an√°lises f√≠sico-qu√≠micas (via √ļmida e instrumental), acompanhamento microbiol√≥gico e testes de eco-toxicidade.

O laboratório é credenciado pela FEPAM para realização de análises físico-químicas e biológicas em efluentes industriais do Rio Grande do Sul.

Monitoramento ‚Äď Rede de Piez√īmetros

O programa de monitoramento visa atender ao controle operacional do sistema atrav√©s de coletas de amostras de efluentes e/ou res√≠duos e ao controle ambiental, utilizando-se para tal uma rede de piez√īmetros distribu√≠da na √°rea.

SICECORS ‚Äď Sistema Centralizado de Controle de Res√≠duos S√≥lidos

O SICECORS, situado no P√≥lo Petroqu√≠mico do Sul , √© o sistema que recebe os res√≠duos s√≥lidos comuns, industriais e industriais especiais. O sistema disp√Ķe de um servi√ßo de coleta, dentro das √°reas industriais, conforme suas caracter√≠sticas e pontos pr√©-determinados.

S√£o realizados os seguintes encaminhamentos de res√≠duos pelo SICECORS: l√Ęmpadas fluorescentes para descontamina√ß√£o, descontamina√ß√£o de borra oleosa para co-processamento em fornos de cimento, pilhas e baterias alcalinas e bateria de chumbo-√°cido (bateria automotiva) para reciclagem, tratamento de res√≠duos de sa√ļde, destina√ß√£o de pneus e mangueiras de borrachas para reciclagem, destina√ß√£o de √≥leos lubrificantes usados para regenera√ß√£o, lama de catalizador para processamento em sider√ļrgicas, telhas de amianto, embalagens met√°licas e pl√°sticas para higieniza√ß√£o, res√≠duos recicl√°veis e reciclagem de embalagens de √≥leos lubrificantes.

ETA ‚Äď Esta√ß√£o de Tratamento de √Āgua P√≥lo Petroqu√≠mico do Sul

A SITEL conta com uma estação de tratamento que trata e distribui água para economias localizadas na área do Pólo Petroquímico e Distrito Industrial de Montenegro, além das comunidades vizinhas ao sistema. 

       

CETEL ‚Äď Central de Tratamento de Efluentes L√≠quidos Complexo Automotivo GM ‚Äď Gravata√≠/RS

A CETEL realiza o tratamento de efluentes industriais diversos e sanit√°rios e a segrega√ß√£o de borra oleosa provenientes das instala√ß√Ķes da General Motors do Brasil e Sistemistas. Al√©m disso, realiza o tratamento dos res√≠duos gerados.

Essa Central de Tratamento tem como objetivo garantir a qualidade do efluente líquido tratado conforme licença de operação, visando à minimização dos impactos significativos e a proteção ao meio ambiente.

Principais Clientes e Parceiros da SITEL: Braskem, Innova, DSM, GM, John Deere, Masisa, Hexion, Borealis, REFAP, Brasil Recicle, Itambé, Suzaquim, SUMESA, Cimenteira CIMPOR, Petroquímica do Sul, Renova, Tamborsul, Cooperativa dos Catadores de Triunfo, MB Engenharia através do SINDICOM.

[ SITEL/Corsan ]