SITEL

SITEL

SITEL - SISTEMA INTEGRADO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES L√ćQUIDOS

1- Descrição da Atividade  


SITEL

SITEL

O SITEL √© o sistema de tratamento dos efluentes l√≠quidos resultantes das atividades operacionais das ind√ļstrias do P√≥lo Petroqu√≠mico do Sul. Estes efluentes l√≠quidos constituem duas correntes: org√Ęnica e inorg√Ęnica.
Os org√Ęnicos exigem um tratamento mais complexo atrav√©s de processos f√≠sico-qu√≠mico e biol√≥gico (tratamento biol√≥gico por aera√ß√£o prolongada).
O inorg√Ęnico √© uma corrente mais limpa e necessitam apenas de um polimento final. Nas ind√ļstrias, os efluentes passam por variados tipos de pr√©-tratamento adequando-se ao seu recebimento no SITEL.
2- Processo    


Separador API

Separador API

Os efluentes l√≠quidos org√Ęnicos s√£o tratados em tr√™s etapas. Na etapa prim√°ria, s√£o eliminados materiais flutuantes e grosseiros, separado √≥leo e areia¬† e equalizada a corrente l√≠quida.


Bacia de equalização

Bacia de equalização


Tanque de aeração

Tanque de aeração

Na etapa secund√°ria, √© eliminada a mat√©ria org√Ęnica atrav√©s do processo biol√≥gico por lodo ativado nos tanques de aera√ß√£o. Ap√≥s, esta corrente l√≠quida passa por decanta√ß√£o.


Decantador Secund√°rio

Decantador Secund√°rio


Lagoas de estabilização

Lagoas de estabilização

Na etapa terci√°ria, os s√≥lidos remanescentes s√£o removidos por filtra√ß√£o.¬† Por fim, o efluente tratado junta-se ao inorg√Ęnico e √© conduzido para lagoas de estabiliza√ß√£o em s√©rie, para o polimento final.


Aspersor

Aspersor

     
     
     
     


Tubulação perfurada

Tubulação perfurada

O efluente finalmente √© disposto sobre o solo por aspersores e tubula√ß√£o perfurada.O lodo em excesso, gerado no processo, √© disposto no solo em local chamado “Fazenda de Lodo”.


Fazendas de lodo

Fazendas de lodo

O SITEL conta ainda com um programa de automonitoramento estabelecido no licenciamento da atividade.