SITEL

SICECORS

SICECORS - SISTEMA CENTRALIZADO DE CONTROLE DE RESÍDUOS  SÓLIDOS DO POLO PETROQUÍMICO DO SUL

1- Descrição da Atividade

O SICECORS  é o sistema que recebe os resíduos sólidos, comuns e industriais, provenientes das indústrias localizadas no Pólo Petroquímico do Sul.




O sistema dispõe de um serviço de coleta, dentro das áreas industriais, conforme suas características e pontos pré-determinados.


sicecors_vista

Vista aérea

Os resíduos são classificados como Resíduo Sólido Comum (passíveis de decomposição biológica como limpeza de áreas de escritório, sanitários, refeitórios, etc), Resíduo Sólido Industrial (provenientes do processo industrial , não biodegradáveis, não perigosos, insolúveis em água, como por exemplo lamas de catalisadores) e Resíduo Sólido Industrial Especial (provenientes do processo produtivo, apresentando periculosidade efetiva ou potencial à saúde humana e ao meio ambiente, como por exemplo borra oleosa, materiais contaminados com óleo, etc).

2-Processo

O SICECORS recebe, dispõe e/ou trata os resíduos fazendo uso de unidades de processo como:


sicecors_vtd-aterro-e-patio

VTD, Pátio de tambores e Aterro sanitário

- VTD’s (Valos de Tratamento e Disposição), destinados aos resíduos sólidos industriais e resíduos sólidos industriais especiais;
- Aterro Sanitário destinado aos resíduos sólidos comuns;
- Pátio de Tambores destinado à armazenagem provisória de embalagens e tambores;

- Landfarming e Landspreading destinados à disposição de resíduos orgânicos biodegradáveis, principalmente borras oleosas.


Landfarming

Landfarming

O efluente líquido gerado é conduzido ao SITEL para tratamento.