SITEL

ETA

ETA - ESTA√á√ÉO DE TRATAMENTO DE √ĀGUA - P√ďLO

1- Descrição da Atividade

ETA Pólo

ETA Pólo

 

A ETA/P√ďLO √© um sistema que trata e distribui √°gua para economias localizadas na √°rea do P√≥lo Petroqu√≠mico tais como ind√ļstrias e comunidade vizinha ao sistema.
Ocorre a captação da água bruta do rio Caí por meio de bomba. Esta água é conduzida até a estação de tratamento de água e ali ela é tornada água potável para ser distribuída.



2-Processo

O processo constitui-se de um sistema convencional de tratamento de água composto pela captação, floculação, decantação, filtração, cloração, fluoretação, reservação e distribuição. A floculação é o processo de aglutinação de impurezas formando flocos para facilitar a remoção.

A decantação sedimenta e deposita estes flocos no fundo do decantador para posterior remoção.

A filtração retém os flocos menores que não sedimentaram no decantador, deixando a água livre destas impurezas. Esta água recebe a cloração para destruir os microorganismos presentes na água.

Tanques ETA

Tanques ETA

A fluoretação é uma etapa adicional, em que a finalidade é de colaborar na redução da cárie dentária.

A água bruta (captada do rio) e antes de ser distribuída passa por uma série de análises físico-químicas e bacteriológicas destinado à avaliação da qualidade desde o manancial até o sistema de distribuição.

 

Concluído o tratamento, a água é armazenada em reservatórios e depois distribuída para os consumidores através de tubulação.